Home > Procedimentos
A Orbid fornece toda assistência necessária nos procedimentos de devolução e garantia.
A garantia dos produtos vendidos pela Orbid é feita através do encaminhamento do produto para a análise do fabricante (conforme artigo 12 CDC).
Alguns procedimentos são comuns a todos os fabricantes e alguns possuem procedimentos específicos.
É necess�ria a observaçãoo dos critérios e procedimentos à baixo para encaminhamento correto dos produtos para análise de garantia afim de evitar eventuais recusas e transtornos com as transportadoras:
-Clientes que não emitem nota fiscal por algum tipo de isenção especéfica, ou por ser CPF, ou por não possuírem inscrição estadual, devem utilizar uma cópia da nota que adquiriram o produto e nela declarar a punho mesmo que não emitem nota fiscal e solicitam garantia do item e quantidade requeridos da nota em questão, assinar e colocar algum número de documento seja RG ou CPF.
-Clientes que emitem nota fiscal devem seguir as orientações à baixo para correta emissão da nota.
1. O produto deve chegar na Orbid com nota fiscal de simples remessa, ou remessa para garantia, ou outras saídas, sendo fundamental o CFOP 5949 ou 6949 para transações interestaduais. Também deve ser válida (não ter sido cancelada e estar dentro do prazo de 30 dias da sua emissão) e sendo destacado nos dados adicionais o número e a data da nota fiscal da venda da Orbid para o cliente;
2. Deve ser destacado somente o valor do produto conforme a nota de origem, sem destaque de ICMS, frete ou outras despesas;
3. O produto deverá chegar até a Orbid com frete pago, sendo procedente ou improcedente a solicitaçãoo de garantia, o retorno do produto será por conta da Orbid;
4. O produto deve estar dentro do prazo de validade determinado pelo fabricante, a contar da data de venda da Orbid para o cliente ou, deste para o seu cliente;
5. Deve ser enviada junto com o produto para análise, uma cópia da nota fiscal da venda da Orbid e, caso seja necessário, da sua venda para o seu cliente;
6. O produto para análise de garantia precisa estar íntegro (sem quebras, amassamentos ou adulterações) e completo (sem a falta de componentes);
7. Muitos fabricantes pedem que seja preenchido um formulário específico para a solicitação de garantia e, eventualmente, fazem algumas outras solicitações específicas;
8. Em caso de não haver necessidade de preenchimento de formulário específico, pede-se que seja preenchido o formulário de garantia interna;
9. Somente serão aceitas peças com nota fiscal de garantia, com o formulário preenchido corretamente, carimbado e assinado pelo cliente, caso empresa não tenha carimbo, pedimos que seja colocado CPF do responsável;
10. Casos entregues por transportadoras que não permitam a abertura do volume no ato da entrega (exemplo: Correios), para conferência da peça e documentos, não serão recebidos.
Baixe os formulários específicos de cada fornecedor e preencha com as informações solicitadas, anexando-os ao processo.
As devoluções são aceitas automaticamente dentro destas condições:
1. Prazo máximo de até sete dias da data da venda
2. Frete pago pelo cliente
3. Nota fiscal de devolução preenchida corretamente
4. Produto sem uso e marcas de montagem
5. Embalagem íntegra (sem amassamentos e sem marcas de manuseio)
Caso as mercadorias cheguem fora destas condições, não serão aceitas de forma automática.
Caso estas condições não esteja atendidas, faça contato com a área comercial da empresa para maiores esclarecimentos.